Notícias

https://paranaportal.uol.com.br/politica | Postado em: 01/06 - 10:11
Carteira Nacional de Habilitação tem novo modelo a partir de hoje

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em novo formato a partir de hoje (1). Além do modelo mais moderno da CNH, também começam a circular nesta quarta-feira placas pretas padrão Mercosul para veículos de coleção.

A nova CNH terá elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta. O documento também muda de cor, e passa a ter predominância das cores verde e amarelo. A mudança foi publicada na resolução nº 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em dezembro do ano passado.

Há mudanças também nas informações disponibilizadas na CNH. Agora o cidadão poderá contar com o nome social e registro de filiação afetiva. Para isso, os condutores que desejarem a emissão com esses dados deverão ter seu documento de identificação oficial atualizado.

O novo padrão apresentará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. As categorias são apresentadas de acordo com a Convenção de Viena - são as mesmas anteriormente existentes, porém colocadas de forma diferente, ou seja, ACC, A, B, C, D e CE, que é a categoria E.

O condutor categoria AE, por exemplo, terá assinalado na tabela as categorias A, B, C, D e CE, com a data de validade. Além disso, a CNH tem um quadro de observações com as restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada.

Outras Notícias

© 2022 . Todos os direitos reservados.
Rua Sete de Setembro, esquina com Rua Independência, 1.475, Edifício Aliança, Centro - Toledo/PR